terça-feira, 1 de março de 2011

Leituras da Marta

Rita Sobral: Conversas do Céu e da Terra


A menina das galochas
Ilustrações da Cristina Ruivo

Vou falar-vos de um mundo, onde as crianças só conheciam nuvens e chuva. Não havia árvores, nem flores. Parecia um cenário teatral.
Uma menina, a das galochas, decidiu transformar tudo, pintando o céu. Foi buscar uma escada enormíssima – chegava até às nuvens - , tintas e pintou vários cenários com muitas cores.
Magicamente, o mundo transformou-se: dia após dia, estação após estação. O sol trouxe vida e alegria, flores e frutos coloridos, pássaros e borboletas de encantar e, até, uns incómodos insectos.



Encontros do SOL e da LUA
Ilustrações do Luís da Gama

O sol e a lua tinham combinado mudar de papéis: a lua queria ver crianças a brincar e o sol sentir o silêncio da noite. No céu todos concordaram.
E assim, a lua, numa manhã de verão, ao nascer, viu crianças, alegres, a brincar na praia. Estava tão feliz que, ao meio-dia, continuava no mesmo sítio.
Preocupadas, as nuvens cobriram-na, para as crianças não apanharem um escaldão. O pior é que o tempo mudou: um frio de rachar gelava as crianças que correram para casa.
A lua chorava e a chuva caía. Uma catástrofe!
O sol, encantado com a noite, todos deslumbrou, até que as ruas ficaram desertas e ele se sentiu sozinho e triste.
Todos os outros astros, ao verem aqueles desastres, decidiram que tudo tinha de voltar ao normal, em harmonia com a Terra.
Foi então uma festa: todos dançaram alegremente – a lua à volta da Terra, esta à volta do sol - e brincaram com “segredices” , inventando mesmo os eclipses.


MARTA RUIVO

Sem comentários: