terça-feira, 1 de março de 2011

Clarinha

Esta história fala de uma linda princesa chamada Clarinha. Ela vivia num bonito palácio, com a sua mãe a rainha. O pai já tinha desaparecido há muito tempo. Todas as tardes Clarinha passeava no enorme jardim do seu palácio. Uma tarde estava ela sentada à beira de uma fonte e pôs-se a pensar que já não faltaria muito tempo para se casar.
Numa tarde enquanto pensava na sua vida, avistou uma grande águia que lhe disse:
- “Clarinha! Clarinha! Queres passar trabalhos em nova ou velha? Escolhe, Clarinha.”
Clarinha não ligou e voltou para o Palácio, não contando nada à Rainha.
Nas sete tardes seguintes, a águia apareceu dizendo-lhe sempre a mesma coisa. Numa noite, contou tudo à Rainha sua mãe. Ela disse que era melhor passar trabalhos em nova, do que passá-los em velha. Então na tarde seguinte a águia voltou e Clarinha respondeu que queria passar trabalhos em nova.
A águia agarrou na Princesa e levou-a para a terra onde vivia o Príncipe com quem iria casar. Nessa terra trabalhou como padeira, peixeira e empregada do Palácio. Contudo a águia estava sempre a estragar os planos da Princesa, ora destruindo a padaria e peixaria, ora roubando as patas do Palácio.
Um dia, o Príncipe foi à terra da Clarinha. Quando lá chegou, ficou muito triste por a sua amada ter desaparecido. No regresso a casa, trouxe consigo as prendas que as criadas lhe tinham pedido e a pedra que Clarinha lhe tinha pedido. Esta pedra era especial, pois era uma pedra do jardim do Palácio onde Clarinha havia nascido.
Quando chegou o príncipe entregou as prendas às criadas e a pedra à Clarinha.
O príncipe estava muito intrigado e para ver o que Clarinha iria fazer com a pedra, escondeu-se debaixo da sua cama. Então ela contou a história da sua vida no palácio à pedra.
De repente a pedra deu um grande estoiro e desfez-se em pó enquanto Clarinha gritava:
“-Abre-te, pedra, numa roda de navalhas, que me quero deitar nelas!”
O príncipe ao ouvir e ver aquilo perguntou:
-Meu amor porque não me contaste?
Clarinha explicou as aparições da águia ao príncipe. Casaram-se nesse mesmo dia e foram ter com a mãe da Clarinha.


Ana Luísa

Sem comentários: