segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Rodrigo e os cavalos!!

Olá, eu sou o Rodrigo e vou escrever sobre o cavalo, o meu animal preferido.

Sempre gostei de cavalos porque é um animal nobre, inteligente, sensível, muito forte e independente.
Há muitas raças de cavalos. Dentro das raças há três grandes grupos: póneis, cavalos ligeiros e cavalos pesados. O que distingue estes grupos é o peso, a estrutura do corpo, a superfície, os andamentos e a altura.

O grupo que mais aprecio é o dos cavalos ligeiros porque são os que habitualmente se montam.
A minha raça preferida de cavalo é o Pinto, com pelagem branca e grandes manchas de cor.
O Pinto é descendente dos cavalos Ibéricos e foi levado para a América no século XV. O nome Pinto vem do Espanhol pintado e que na linguagem dos cowboys do oeste se tornou “paint”. É lindo!
Para se montar um cavalo, normalmente, é necessária uma sela, cabeçadas e embocaduras (rédeas, arreios e freio).

O cavaleiro precisa de um toque, botas e roupa confortável. Eu já tenho toque e botas para poder montar às segundas e quintas-feiras. Embora tenha começado a montar há pouco tempo, é com muito entusiasmo e com grande impaciência que aguardo pela hora de iniciar as aulas. Por enquanto não uso sela, nem cabeçadas nem embocaduras mas sei que esse dia está para breve, até porque, modéstia à parte, sou um aluno empenhado.

Infelizmente ainda não montei nenhum cavalo da minha raça preferida, o Pinto, pois na minha escola os cavalos são ruços (brancos) e ruço mosqueado (branco com pintas escuras).

Na parede do picadeiro está escrito o seguinte ditado: “Cavaleiro que se excede perde o direito de ser obedecido.”, ou seja, o cavalo como é muito inteligente não obedece aos cavaleiros que não o respeitam.

Rodrigo Santos

Sem comentários: