segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Capuchinho Vermelho recontado pela Francisca…

O Capuchinho Vermelho era uma menina que vivia com a sua mãe perto de uma grande floresta. A menina usava sempre uma capa vermelha com capuz, muito bonita, que lhe fizera a sua avozinha que morava do outro lado da grande floresta.

A sua avozinha estava muito doente, e a sua mãe pediu-lhe que levasse pão, leite e mel dentro de um cestinho. Pediu-lhe também que tivesse cuidado a atravessar a floresta, para não se afastar do caminho e não falar com estranhos. A menina despediu-se, da sua mãe e seguiu caminho.
Durante o caminho a menina não se apercebeu que o lobo a observava de longe. O lobo imaginava como iria comer a menina, mas ele conseguia ouvir os lenhadores de longe.
Perto de uma clareira a menina decidiu levar uma lembrança à avó e começou a colher as mais lindas flores. Mais ao longe avistou outras ainda mais bonitas, afastou-se do caminho e o lobo aproximou-se dela.
Depois de ter falado com ela, enganou-a fazendo uma corrida de quem chegava primeiro a casa da avó. O lobo escolheu o caminho mais curto, porque queria aproveitar para comer também a avó.
Quando o lobo chegou a casa da avó, bateu a porta e entrou, passando pela sala ate ao quarto. No quarto deu um salto e comeu a avó de uma só vez. Vestiu-se de avó e tapou-se com os lençóis da cama.
Passado algum tempo a menina chegou, bateu à porta entrou e dirigiu-se ao quarto da avó, as duas falaram até que a suposta avó lhe disse que os dentes grandes que tinha eram para a comer melhor. A menina gritou mas o lobo, acabou por come-la. Deitou-se na cama da avó e adormeceu.
Quando a menina gritara um caçador que por ali passava ouviu e dirigiu-se à casa da avó, encontrou o lobo deitado na cama com a barriga a mexer-se. Pegou numa tesoura, abriu a barriga e tirou a avó e a netinha da sua barriga.

Os três encheram a barriga do lobo com pedras e coseram-na. Deitaram-no bem longe de casa perto de uma árvore.

Francisca Fonseca

Sem comentários: