sexta-feira, 5 de junho de 2009

Yakov e os sete ladrões


O Francisco Begonha leu o livro “Yakov e os sete ladrões” e fez-nos o seguinte resumo.

HÁ MUITO, MUITO TEMPO numa aldeia muito pequenina aninhada entre duas montanhas, vivia um sapateiro chamado Yakov.

Yakov tinha um filho muito doente que se chamava Mikhail. Yakov e Olga tinham passado os últimos anos à procura de uma cura para o seu filho. Yakov disse ao filho que ia correr tudo muito bem, e para ele não se preocupar mas, Mikhail estava muito doente para lhe responder. Olga a sua mãe já não aguentava mais a doença do seu filho e então sentiu as lágrimas a encherem-lhe os olhos e saiu daquele quarto a correr. Yakov foi atrás dela e encontrou-a atrás da porta.

Yakov conversou com Olga e resolveram juntar todo o dinheiro que tinham e saiu de casa para pedir ao velho sábio para ajudar o seu filho. Esse velho vivia na última casa da aldeia. Yakov pediu ao velho sábio que o aajudasse a salvar o seu filho. Então o velho sábio falar com os anjos e não conseguiu. No dia seguinte Yakov voltou outra vez à casa do velho sábio e perguntou-lhe se tinha conseguido falar com os anjos, mas o velho sábio disse que não. Nesse momento o velho sábio tentou pela terceira e conseguiu. Chamou então sete ladrões e pediu-lhes que rezassem com ele pelo filho do sapateiro Yakov.

Rezaram muito e no dia a seguir Yakov e Olga ouviram uma voz a chamar mãe, pai e Mikhail foi ter com os pais. Os pais de Mikhail ficaram muito contentes por saber que Mikhail estava bem e Yakov foi a correr à casa do velho sábio para lhe agradecer muito.
Levou todo o seu dinheiro para pagar o que fosse preciso, mas o velho sábio não aceitou. Então Yakov ofereceu uns pares de sapatos novos ao neto do velho sábio.

Francisco Begonha

Sem comentários: