terça-feira, 16 de junho de 2009

Meu Pé de Laranja de Lima


O Diogo Vigário leu o livro “ Meu Pé de Laranja Lima” e fez-nos o seguinte resumo.

Este livro conta a história de um menino de seis anos chamado Zézé que pertencia a uma família muito pobre e numerosa. Zézé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavm por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam contas dos mais novos e Zézé tomava conta do seu irmão mais novo, Luís.

Zézé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas. Contudo, passava a vida a fazer disparates pela rua, a pregar partidas aos outros e muitas vezes acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que estavam sempre a dizer que ele era um menino mau.

Todos estes factores e o facto de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa.

Ao mudarem de casa, Zezé encontra no quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima; inicialmente a ideia de ter uma árvore tão pequena não lhe agradava muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com ela, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família. Outro grande amigo de Zézé foi Manuel Valadares que acabou por morrer atropelado por um comboio, sofreu tanto com a sua perda que chegou a ficar doente. Ao longo da história vão acontecendo vários episódios na vida deste menino, uns mais alegres, outros mais tristes, que nos transmitem uma grande lição de vida e do modo como agir perante diversas situações, pois apesar de ter apenas seis anos, Zezé já tinha atitudes que qualquer criança comum nunca teria, fazendo-nos então pensar um pouco acerca de nós mesmos e das nossas atitudes perante determinadas situações.

Diogo Vigário

1 comentário:

mãe da Pipa disse...

Diogo leste um livro muito especial e espero que tenhas gostado.
Parabéns pelo teu texto.