sexta-feira, 19 de junho de 2009

Astérix e os Godos

O Miguel Horta leu o livro “ Astérix e os Godos” e fez-nos o seguinte resumo.

Tudo começou numa bela manhã quando Panoramix, o druida, ia à reunião dos Carnutes em que só druidas podem assistir. Muito longe dali, dois legionários romanos patrulhavam a fronteira quando foram surpreendidos por um bando de Bárbaros.
Panoramix, Astérix e Obélix dirigem-se calmamente para a floresta dos Carnutes quando de repente Panoramix encontra o seu velho amigo Bruxelix.
À porta da floresta dos Carnutes, Astérix e Obélix despedem-se de Panoramix, os abraços e reencontros de druidas sucedem-se alegremente e é então que tudo começa.

Quando acaba o concurso Panoramix (o vencedor) vai buscar as suas coisas quando é surpreendido pelo bando de Bárbaros que queriam o vencedor do concurso para levar a seu chefe. Astérix e Obélix, preocupados, foram à procura de Panoramix. Encontram um capacete dum Bárbaro e levam-no com eles. Passado algum tempo encontram uma patrulha romana que andava à procura do bando de Bárbaros.

É então que vêem o capacete de Bárbaro que Astérix tem na mão e acusam-nos de serem o bando de Bárbaros. Astérix e Obélix são obrigados a lutar contra a patrulha romana e ganham a batalha. Os soldados romanos recuperam e regressam ao quartel general para divulgar o retrato dos dois mensageiros com a foto de Astérix e Obelix desenhados num papel.

Astérix e Obélix capturam um legionário romano e vêem e lêem o que tem escrito. Assim a busca a Panoramix, o druida, tornar-se-ia mais difícil. Na floresta há uma grande confusão mas os verdadeiros criminosos, os Bárbaros, é que não são incomodados. Astérix e Obélix mascaram-se de romanos para não serem capturados.

Uns legionários romanos encontram outros legionários mas sem a roupa formal e acham que são os godos e levam-nos para o acampamento. Lá é descoberta a identidade dos legionários. No mesmo instante soube-se que os Bárbaros falsos (Astérix e Obélix) e começa uma grande confusão. Na fronteira, os Bárbaros verdadeiros derrubam o legionário que está de guarda. Pouco depois, o legionário é novamente derrubado por Astérix e Obélix. Astérix pensa em tirar as roupas de romano e vestir-se à Bárbaro para entrar no território deles. À noite são apanhados e vão para a prisão.

Mais tarde vai ter com eles Panoramix, que inventa que antes de serem mortos poderiam comer a última sopa gaulesa mas, na verdade era a poção mágica que o druida inventou. Um amigo que também tinha sido apanhado pela patrulha também tinha tomado a poção porque estava com eles na mesma sela e quando iam sendo partidas as pernas e os braços puxados por cavalos não conseguiram porque a poção que tinha tomado anteriormente não deixava.

Depois, para se irem embora com o druida organizaram uma enorme luta com quatro concorrentes ao trono.

Miguel Horta

Sem comentários: