segunda-feira, 6 de outubro de 2008

ULISSES



O Guilherme leu o livro "Ulisses" e fez o seguinte resumo.

Ulisses vivia em Ítaca uma ilha grega, com a sua mulher Penélope e o filho Telémaco.
Ele não gostava de guerras, mas teve de ir lutar 10 anos para Tróia para recuperar a rainha grega Helena raptada por Páris, príncipe de Tróia.
O cavalo de Tróia foi a arma secreta para a vitória e fim desta guerra.
Quando regressava a casa, foi parar a Ciclópia, onde tudo era gigante e viviam os Cíclopes, gigantes só com um olho no meio da testa, devoradores de homens. Ulisses foi preso com os amigos, mas fugiu depois de embebedar e cegar o Cíclope.
A seguir passou por Eólia, uma ilha onde o rei dos ventos Eolo, ofereceu-lhe um saco fechado com os todos os ventos violentos do mundo, menos o Zéfiro, a brisa suave dos marinheiros.
Parou na ilha da Feiticeira Crice que transformou os marinheiros em porcos. Minerva deu a Ulisses uma erva protectora de feitiços. Anos depois, partiu com o consentimento de Circe, indo a seguir para a ilha dos infernos para falar com o profeta Tirésias.
Ulisses teve de passar pelo cão Cérbero com 3 cabeças que dorme com olhos abertos para falar com a mãe dele que lhe conta tudo o que aconteceu na sua ausência. Tem de voltar rápido para Ítaca porque todos pensam que ele morreu.
Passa pelo mar das sereias em que quem não tapasse os ouvidos era atraído pelo canto e ia para o fundo do mar.
Depois de uma tempestade foi parar à Corcira, terra dos feacios e foi o único sobrevivente. Recuperou forças para finalmente regressar a Ítaca disfarçado de mendigo para conseguir recuperar a sua querida família e o seu povo que estava a sofrer.

É uma história comprida cheia de aventuras.

Guilherme Cabral nº 3575

1 comentário:

Anónimo disse...

acho ke esta muito fixe, embora n tenha falado de umas coisitas mas sem grande importancia, como por ex. os marinheiros curiosos abriram o saco e ai causaram uma grande tempestade

mas como o proprio nome indica e resumo, por isso acho muito engracado.

chau e um beijinho da bruna