terça-feira, 28 de outubro de 2008

A POMBA E A FORMIGA


A Raquel leu o livro “ A pomba e a formiga” e fez o seguinte resumo.

Era uma vez uma pomba. Adorava passear e, quando queria descansar, ia até um regato, onde se sentava e bebia um pouco de água. Gostava muito deste lugar! Podia ver as flores, as andorinhas que por ali passavam e as formigas que não paravam o dia inteiro.
Num desses momentos em que observava atentamente uma fileira de formigas apressadas, apercebeu-se que uma delas se desequilibrou e foi cair dentro de água, no regato. Olhou à sua volta, pegou numa folha de árvore que estava por ali caída e atirou-lhe:

- Sobe para essa folha! Num instante, conseguirás sair daí!

Assim a formiga saiu da água e quis logo agradecer à pomba que a ajudara, Tinha sido tão simpática! De repente, e sem a pomba dar pomba dar conta, aproxima-se dela um caçador, que passava:

- Que rica pomba! Que belo petisco para o meu jantar!

Mas só a formiga, muito atenta e perspicaz, percebeu a intenção dele e disse:

- Não hás-de conseguir o que pretendes. Agora sou eu que vou ajudar esta pomba a salvar-se e a livrar-se de ti! Acelerou o passo e foi direita a uma perna do caçador e deu-lhe uma dentada. O Homem começou a saltar e a gritar.
A pomba quis ajudar e a formiga e percebeu. Quis agir por gratidão e assim o bem venceu.

Raquel Carriço nº4486

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que este resumo e muito interssante, curioso e misterioso.






Mae da Raquel

Anónimo disse...

Eu acho que este livro e engraçado.






pai da Raquel