quinta-feira, 16 de outubro de 2008

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


A alimentação tem um papel muito importante no crescimento, desenvolvimento e saúde das crianças e jovens. É importante criar nas crianças bons hábitos alimentares, pois deles depende uma alimentação saudável no futuro, prevenindo assim o aparecimento de doenças graves como o cancro, diabetes, obesidade, etc.

Para além de uma necessidade fundamental, a alimentação é um dos factores do ambiente que mais afectam a saúde. Já não basta ter acesso a bens alimentares. É necessário "saber comer" - saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases da vida.
Hoje, de forma a celebrar o ”Dia Mundial da Alimentação” e depois de termos conversado acerca dos alimentos saudáveis, dos que devemos evitar comer em excesso, bem como da importância de ter uma alimentação equilibrada, os alunos do 4ºB, confeccionaram mini pizzas para vender na feira gastronómica.

O intuito principal desta feira foi angariar receitas para podermos entregar à “ Comunidade Vida e Paz”, que anualmente organiza uma Ceia de Natal para os sem abrigo.
Na feira gastronómica, os alunos cooperaram na venda de alimentos simples por eles confeccionados tais como: mini pizzas; mini folhados de salsicha; pão com chouriço; queques; arroz doce; cachorros; salame; etc.
Venderam também outros produtos como queijos curados; azeitonas; ervas aromáticas; feijão; chás; castanhas; etc.

No final da feira, podemos constatar que esta se revelou um grande sucesso. Contudo, neste dia não posso deixar de lembrar os que não têm nada para comer, os que passam fome e sede... crianças, adultos e idosos que todos os dias sofrem por não ter nem um pouco de pão para se alimentarem... Alerto sempre para isto, pois desde pequeno que os meus pais também me alertavam, explicando-me o mal que fazia quando estragava comida ou quando passava a vida a reclamar porque não gostava disto ou daquilo...

Quando vemos imagens de pessoas completamente subnutridas parece que é lá longe, não é?
Mas já imaginaram o que é acordar e não ter que comer?! Uma simples bolacha, um pão...




Grandes mensagens da educação alimentar

• Tomar sempre o pequeno-almoço logo ou pouco após acordar;

• Não passar mais do que três horas e meia sem comer;

• Nunca concentrar a comida de um dia em uma ou duas refeições exageradamente volumosas ou "pesadas";

• Aumentar o consumo de leite;

• Reforçar o consumo regular de produtos hortícolas e de frutas;

• Reduzir drasticamente o consumo de açúcar;

• Limitar o uso de sal a um máximo de 3 a 5 gramas diários;

• Restringir francamente o uso de bebidas alcoólicas pelos adultos e suprimir a sua utilização por crianças e por mulheres grávidas ou a amamentar;

• Reduzir o consumo de gorduras saturadas para cerca de um terço do total de gorduras ingeridas e limitar as calorias provenientes de gorduras ao máximo de 30% do valor energético global da ração alimentar;

• Variar o mais possível de alimentos e combiná-los de forma correcta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os alimentos que eu mais gosto de comer são legumes (bróculos, ervilhas, milho, couve flor,...) e frutas, pricipalmente frutos silvestres (framboesas).
O meu problema é não poder comer toda a fruta que me apetece porque fico com afetas.
Também adoro sopa de feijão e os milhos que a minha tia Mila me trás de Mirandela.
Ela agora está no hospital, mas vai ficar boa depressa.
Filipa