terça-feira, 28 de abril de 2009

Férias em Cabo Verde

Na semana a seguir à Páscoa fui com os meus pais e uns amigos passar uma semana à ilha da Boa Vista, em Cabo Verde e aprendi muitas coisas sobre este país e esta ilha maravilhosa.



Cabo Verde é um arquipélago situado no continente africano que tem dez ilhas e é banhado pelo oceano atlântico.

A ilha da Boavista é muito bonita, desértica, com pouca vegetação e grandes praias de areia fina e branquinha com um mar azul bem quentinho.

Para podermos conhecer a ilha fizemos vários passeios de camioneta de caixa aberta e um dia até andamos de moto quatro pelo deserto, praias, e dunas, que adorei.

Também conheci o cemitério das palmeiras, onde existem muitas palmeiras secas, ao Cabo de Santa Maria onde está um barco de transporte de mercadorias naufragado e a cidade de Sal Rei.
Acho que antigamente a ilha já teve mais água, por isso é que se chama Cabo Verde. Eu vi leitos secos onde já passaram rios.

As pessoas que vivem na ilha são pobres, as casas são só com um piso e parecem as casinhas das aldeias. As mercearias e cafés são muito pequenos, têm poucas coisas e são mais caras que cá em Portugal porque naquela ilha todos os produtos são importados. Por exemplo um pacote de bolachas custa 5 euros.
O hospital também é muito pequeno, parece uma casa de habitação e fica no largo principal da cidade ao lado da Igreja.

No dia em que visitei a cidade estava um grande um grupo de pessoas perto do hospital e uma senhora que gritava muito alto porque lhe tinha o marido num acidente de carro, essa foi a pior parte das férias.
Os meninos têm muita sorte porque quando saem da escola vão todos para as ruas brincar e parecem muito divertidos.

O hotel onde fiquei era muito giro.

Ficava na praia, tinha muitos restaurantes, esplanadas viradas para o mar, ginásio, sala de espectáculos, discoteca, parque infantil e uma piscina enorme com uma ponte e um bar no meio onde todos os dias eu ia com a minha amiga Mariana, beber uma caipirinha sem álcool ‘bem caprichada’. Os empregados do bar eram muito simpáticos e já me conheciam.
Outra coisa que eu gostei muito foi de aprender a dançar as músicas cabo verdeanas. Todos os dias a equipa de animação do hotel ia à piscina ensinar-nos a dançar. Primeiro dançava-mos na água, depois saíamos e íamos para um coreto dançar.

À noite a equipa de animação também fazia espectáculos e no final ensinavam-nos a dançar. Nos últimos dias eu e a minha amiga fomos para o palco dançar com eles. Foi a primeira vez que estive num palco e gostei tanto que acho que quero ser artista.

Também fui duas noites à discoteca do hotel e dancei até às duas da manhã. Estava escuro, havia luzes de várias cores e às vezes aparecia tanto fumo que não se via nada. Foi muito divertido!
Uma coisa que me espantou muito foi a simpatia das pessoas de Cabo Verde. Sempre que passava alguém por nós cumprimentava-nos a sorrir, mesmo que nunca nos tivessem visto.

Eu fiquei amiga de muitos empregados do hotel e das pessoas da equipa de animação. Aprendi o nome deles e eles chamavam por mim sempre que me encontravam.

No hotel eu podia andar sozinha com a minha amiga sem perigo. Ao princípio tive de andar com um mapa para conhecer o hotel, porque ele era tão grande que parecia uma cidade, mas depois aprendi a ir a todo o lado.

Estas foram as melhores férias que tive e tenho muitas saudades dos meus amigos cabo verdeanos.

Espero poder lá voltar um dia…

Filipa Bentes

6 comentários:

Cristina Paiva disse...

Olá Filipa,

A tua redacção sobre Cabo Verde está muito bonita e engraçada.

Vejo que gostaste muito da viagem e ficaste a conhecer a história de Cabo Verde e as coisas boas e as coisas más.

É sempre bom conhcer países novos e ver como é que as outras pessoas vivem.

Estou cheia de inveja de não ter ido com vocês, pois pelo que tu dizes dever ter sido espectacular.

Pode ser que para o ano possamos ir todos outra vez e depois eu vou para o Palco dançar e cantar contigo.

Um beijinho grande da Tia Cristina, mãe do Miguel

Cristina Paiva disse...

Olá Filipa,

A tua redacção sobre Cabo Verde estava muito bonita e interessante.

Vejo que gostaste muito da viagem e falas de todas as coisas que vistes, as boas e as más.

Tenho muita pena de não ter ido com vocês pois pelo que tu dizes deve ter sido espectacular.

Pode ser que possamos ir todos outra vez para o ano e depois eu vou dançar e cantar contigo para o palco.

Beijinho grande da Tia Cristina, mãe do Miguel

Anónimo disse...

Filipa, eu também gostei das férias e se voltarmos lá podemos beber outras caipirinhas sem alcoól bem "caprichadas".
Espero poder voltar lá contigo.

Mariana

ESTÓRIAS DE PORTUGAL disse...

Muito bem, Pipa (perdão, Filipa). Bela prosa. Sabes, fiquei com muita vontade de conhecer essa onde os meninos brincam na rua. Deve ser muita fixa! Parabéns, continua a aplicar-te. Assim vais poder convencer os teus pais a fazerem mais viagens contigo. Beijinhos Tio Paulo

avó Dedete disse...

Adorei a tua descrição da viagem a Cabo Verde.
Fiquei com vontade de conhecer essas maravilhosas praias.Quem sabe,talvez um dia me possas servir de guia.
Beijinhos da avó Dedete

Anónimo disse...

É bom ver como a Filipa se entusiasma com a recordação destas férias em Cabo Verde, mas vou ajudar acrescentando duas ou três coisas:
1. O arquipélago chama-se Cabo Verde por estar situado próximo do cabo com o mesmo nome existente no extremo oeste do continente africano, no que actualmente é o Senegal.
2. Andar de moto quatro pelo deserto, praias, e dunas, não é seguramente uma boa forma de conhecer a ilha: pelo contrário, é uma das piores formas de o fazer, pelos fortes impactos ecológicos negativos que tal prática tem.
3. Na ilha da Boa Vista existem outros modos de contactar com as músicas cabo-verdianas, diferentes das discotecas dos hotéis: a Filipa conheceu as "tocatinas" de Sal-Rei?
4. "Primeiro dançava-mos na água" não, mas dançávamos...
Obrigado à Filipa por nos ter levado a esta bonita ilha africana: também pode complementar a viagem visitando-a de novo aqui: http://www.janelanaweb.com/viagens/boavista.html
Boa viagem...