quinta-feira, 12 de maio de 2011

A espada e o espeto

A espada e o espeto
Esta história que fala sobre uma espada e um espeto com um caso muito engraçado.
Um dia os melhores ferreiros de Guimarães tinham forjado uma bela espada para vender a um nobre. Era tão boa, tão boa que cortava um fio de cabelo no ar. O ferreiro disse ao nobre, que com aquela espada, conseguiria vencer muitas batalhas. Assim foi.
Passados muitos, muitos anos ou talvez séculos nessa mesma casa iam dar um banquete e o cozinheiro não tinha mais espetos para assar os frangos. O cozinheiro foi até ao sótão da casa remexer à procura de algum espeto. Encontrou a espada e pensando que poderia ser um espeto que os seus avós usavam decidiu usá-la para assar os frangos. Então a espada passou a ser um espeto.
Um dia nessa cidade passou por lá um amigo dos nobres que disse que quando partisse, gostaria de levar uma recordação daquela cidade. Um dos seus amigos foi ter com o estalajadeiro e disse-lhe:
-Vai passar por aqui um amigo meu que quer uma recordação da cidade. Venda-lhe uma recordação da cidade.
O estalajadeiro não tinha muitas coisas para vender. Procurou, procurou até que encontrou um espeto e pensou que se o limpasse poderia passar por uma bela espada. Logo que viu o nobre vendeu-lhe o espeto dizendo-lhe que tinha sido uma importante espada.
É uma história muito interessante pois uma espada foi julgada por um espeto e um espeto foi julgado por uma espada!


“POR ISSO HÁ QUE TER PRESENTE QUE POR IGNORÂNCIA E PICARDIA AS COISAS NÃO SÃO O QUE PARECEM E HÁ QUE TER CUIDADO EM QUEM SE CONFIA.”

Ana Luísa

Sem comentários: