terça-feira, 27 de abril de 2010

O Serval


O serval é um felino com orelhas relativamente grandes, semelhantes às de um cão, mas a cabeça pequena faz lembrar mais um gato. Tem patas compridas e muito finas que lhe permitem passear pelas ervas altas da savana Africana.

A sua pele é salpicada de manchas pretas, cujo número pode variar de indivíduo para indivíduo e que lhe servem de camuflagem. Pode ser visto sobretudo no Sul do Sahara e alguns indivíduos ainda sobrevivem no Norte de África.

Caça, tanto de dia como de noite, pequenos mamíferos (roedores, antílopes), pássaros e insectos e não desdenha os frutos. Para caçar põe-se à espreita ou semeia o caos por entre as pequenas presas, que captura saltando-lhes para cima antes de as matar com um golpe da pata. É a presa do leopardo mas é sobretudo caçado pelo Homem pela sua pele. Mia, ronrona e bufa como um gato doméstico e pode ser facilmente domesticado.

O Serval consegue dar saltos de 4 metros de comprimento e 1 metro de altura. Vive solitário num pequeno território de 3 a 40Km2, que delimita urinando até 30 vezes por hora! Os territórios dos machos não se sobrepõem, mas se 2 machos se cruzam ficam a olhar um para o outro, com os pelos eriçados, a bufar e a tentarem arranhar-se.

As fêmeas podem penetrar no território de um macho, o que é evidentemente indispensável para o acasalamento.


Mara Morgado

Sem comentários: