quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A nossa visita ao Semanário Sol


No passado dia 28 de Janeiro, fomos visitar pela primeira vez um jornal.

Todos nos esforçámos para virmos bem vestidos porque para além de ser o nosso dia do “betinho”, era também o dia da visita de estudo ao semanário Sol.

Quando chegámos à escola estávamos todos ansiosos pela visita até que finalmente chegou a hora!!

Como já todos tínhamos visto um jornal mas não sabíamos como ele era feito estávamos muito entusiasmados.

Quando tocou às 13h30m, arranjámo-nos bem e fomos para a carrinha do colégio com o nosso professor e com a professora Mariana, que é a professora do 4ºA, e metade dos seus alunos.

A nossa viagem para lá não foi muito agradável porque estava a chover e quando chegámos ao Chiado, onde está o Sol, apanhámos uma grande “molha” até entrarmos no edifício.

No Sol, fomos muito bem recebidos pela mãe de uma aluna do 4ºA e por um senhor que nos explicou qual o formato do jornal. Aí, descobrimos que este é constituído por quatro partes, ou seja, a Essencial, uma pequena revista com os programas de televisão, os filmes do cinema, os teatros e alguns passatempos; uma outra revista chamada Tabu, que é mais para as senhoras; o Confidencial um caderno de jornal cor-de-laranja, sobre política, economia etc. e o próprio Jornal Sol, com as notícias.

A seguir, chegou o momento pelo qual todos esperávamos e fomos para a sala de infografia aprender um pouco sobre o trabalho lá realizado. Lá simulámos a construção de algumas páginas do jornal e vimos também como é que se fazem os desenhos para o jornal. Um dos senhores que lá trabalhava fez uma caricatura de um colega do 4ºA e uma do “Zé Carlos”- o Ricardo Araújo Pereira e do Zé Diogo Quintela, estavam com fato e gravata, o Miguel Góis estava com um vestido vermelho com bolinhas brancas e com uns sapatos de salto alto e o Tiago Dores estava vestido de pastor.

No dia seguinte, o Prof. Pedro entregou-nos um saco do Sol com uma manchete, em papel normal, com a nossa fotografia e o título era “VALSASSINA NO SOL”, e por baixo dizia: “A melhor escola do país no melhor jornal do mundo”. Também tinha uma fotocópia da célebre imagem do “Zé Carlos”, uma revista “Essencial” e uma caneta.

No final desta visita alguns de nós ficámos com a sensação de que um dia poderemos seguir a profissão de jornalista.


ADORÁMOS ESTA VISITA DE ESTUDO!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta visita foi fantástica.
Mas aquilo que já sabiamos sobre a machete ect... tinha-mos aprendido com a nossa professora de filosofia.
Esta foi uma grande visita jornalistica.

Anónimo disse...

adorei a visita.
espero ter outra assim.